sexta-feira, 17 de junho de 2016

Mirra por Adriano Camargo. Em Rituais com ervas. Banhos, Defumações e Benzimentos:



Foto de Tenda Espírita São Jerônimo.

Arraiá da Tenda

Queridos irmãos e irmãs,

Amanhã teremos Gira de Caboclo. Faremos uma linda homenagem ao Nosso Querido Pai Xangô! 
Em seguida, teremos a Festa Junina da Tenda! Será uma alegria contar com a presença de vocês. Venham! Pedimos que contribuam, se puderem, trazendo um prato de doce ou salgado, ou um refri. 
Ótima sexta-feira a todas e todos e até amanhã!






Hoje é sexta-feira!

Meu Pai Oxalá, Senhor da Criação, no dia que começa, pedimos que nos conceda Axé, Paz, e um pouco Vossa infinita bondade e sabedoria, para que possamos seguir cumprindo da mais digna forma, a nossa missão na Terra. Que inspirados por Vossa Magnitude, sejamos capazes de encontrar a alegria, ainda que estejamos diante da parcela de dor que nos cumpre sentir. 
Que a Vossa Luz Divina nos ilumine, afastando as trevas de nossos caminhos. 
Que possamos receber um pouco de Vossa Energia Criadora, para que nos não nos falte ânimo para cuidar de nossos corpos e espíritos, e ajudar na cura das enfermidades de nossos irmãos.
Sob a Vossa Proteção, Meu Pai Oxalá, faz com que as nossas vitórias sejam também vitórias para aqueles que nos cercam!
Permita que nossas vidas sejam repletas de Prosperidade e Desenvolvimento
Que assim seja!
Epa Babá Oxalá! Oxalá Meu Pai!

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ótima quinta a todas e todos, irmãos de Santo! Axé !!!


Oxóssi, o Guardião das Matas
Por: Rubens Saraceni

Patrono da Linha dos Caboclos e Caboclas da Umbanda, é tido como o guardião divino dos mistérios vegetais, que vão das raízes às sementes.
Em seu culto tradicional no Candomblé, Oxóssi tem uma fundamentação, que difere em alguns pontos da que recebeu na Umbanda.

O sincretismo desenvolvido durante o período da escravidão, onde seus cultuadores não podiam pronunciar seu nome em Iorubá, senão seriam castigados, ocultaram-no por trás da imagem de São Sebastião.

Na Umbanda, em seu início, Oxóssi logo destacou-se porque os Caboclos que davam seus Pontos Cantados, aludiam a Ele como o Pai das Matas, o protetor dos fracos e oprimidos, o cortador de demandas, o propiciador de curas milagrosas com suas ervas sagradas, e o encaminhador de espíritos sofredores. Tantos são os auxílios prestados pelos Caboclos(as) que essa Linha de trabalhos espirituais destacou-se desde o início da Umbanda, já com o Caboclo das Sete Encruzilhadas, o Espírito fundador da Umbanda, realizando trabalhos miraculosos que impressionavam quem os assistia ou por eles era beneficiado.
Quem inicia algo encontra muitas dificuldades e tem que superá-las uma a uma se quiser ver florir sua iniciativa. E foi o que fez Pai Zélio de Morais e a imensa legião de Caboclos que acompanhavam o Caboclo das Sete Encruzilhadas, não desanimando nunca, mesmo vendo que o crescimento descontrolado da Umbanda, que fugiu ao controle deles, trouxe para dento dela os oportunistas, os exploradores, os charlatães, os embusteiros, os falsificadores da verdade, os desvirtuadores e os deturpadores daquilo que eles praticavam e pregavam como Umbanda.
Mas a tudo Oxóssi tem visto e no tempo certo tem mostrado a cada um deles os seus erros e a causa de suas quedas espirituais, quedas essas devido não seguirem o que os altivos Caboclos ensinam e praticam: a CARIDADE!
Okê Arô Oxóssi! Saravá todos os Caboclos e Caboclas da Umbanda!
Okê Oxossi !!!! Okê Caboclo !!! Salve Nosso Pai Oxossi! Salve todos os Caboclos da Umbanda ! Saravá a Jurema !!!


quarta-feira, 15 de junho de 2016

Uma receitinha fácil de ACARAJÉ... deu vontade....

INGREDIENTES
1 xícara de feijão fradinho
1 cebola pequena
1 colher (chá) de sal marinho
Azeite de dendê
MODO DE PREPARO
Lave o feijão fradinho e deixe de molho por 8 horas numa tigela.
Descasque o feijão e deixe secar na peneira por 1 hora.
Em um liquidificador, bata a cebola cortada, o sal e o feijão descascado (nessa mesma ordem) até virar um creme.
Despeje a massa em uma bacia e bata com uma colher de pau até ficar com uma consistência de mousse.
Com a ajuda de uma colher de pau, forme os bolinhos e frite no azeite de dendê por 5 a 10 minutos até ganhar uma casquinha grossa e crocante.
Bom apetite!

Receita de Bela Gil disponível em: http://www.belagil.com/receitas-inteiras/acaraje

Epahey Iansã

Pedimos um pouco de Vossa misericórdia oh Rainha dos Raios, para que nossos corações sejam hoje e sempre repletos de luz, e nossos espíritos e corpos, de força!
Epahey Oyá!



Kaô kabiesilé Xangô!

Deus do fogo e do trovão, Senhor do raio e da justiça divina, olhe para mim Pai, com seus olhos justos e benditos.
E não permita que meus inimigos me façam mal nem no corpo, nem na alma, e que nenhuma injustiça me abale.
Salve Deus do Machado Sagrado.
Faça-me forte como as rochas que governa.
Puro de alma e de coração, deposito em suas mãos a minha confiança e sendo assim sei que com sua magnanimidade intercederás por mim.
Proteja-me, Senhor do fogo e da vida para que meu ser seja a própria vida de seu amor e de sua justiça.
Que assim seja!


segunda-feira, 13 de junho de 2016

ESPADA DE OGUM (ou Espada de São Jorge) – A ERVA:


“As espadas fazem parte do nosso inconsciente como material bélico, armas de combate. E dessa forma levam-nos a crer que serão essa essência energética na vida dos seres que a elas recorrem para pedir auxílio em suas batalhas cotidianas.

Certamente essa associação criou um campo energético mental poderoso em imagem e poder realizador, atribuindo assim um verdadeiro poder de batalha às espadas vegetais.
Indicações ritualísticas: corte de demandas e proteção para médiuns

Ações (verbos): proteger, cortar, eliminar”


De Adriano Camargo em: Rituais com ervas – Banhos, Defumações e Benzimentos (5ª edição – Editora Livre Expressão)

Ótima terça-feira a todas e todos, sob a proteção de nosso Pai Ogum


Eu andarei vestido e armado com as armas de Ogum, para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.

Glorioso Ogum, em nome de Zambi e Oxalá, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e grandeza, e que debaixo das patas de seu cavalo, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.

Que assim seja!


Patacori Ogum Ogunhê meu Pai !!

Para reflexão

Transforme sua dor em ação
Vivemos hoje dias difíceis aqui na Terra.
O egoísmo, o individualismo, a inveja, a intolerância, e a ganância, têm dado forma a manifestações de desamor, desrespeito, descaso, e de ódio contra os seres humanos e contra os seres da natureza.
Assistimos todos os dias episódios de banalização da vida. Violências contra as mulheres, comunidades indígenas, negras e negros, atentados terroristas, maus tratos inadmissíveis à Mãe Terra, atos homofóbicos, e intolerância religiosa, como ataques a terreiros de Umbanda e Candomblé, e por aí vai…
No entanto, ainda há no mundo muita gente contrária a esse padrão de conduta. Gente que sente dor ao constatar a indiferença, a maldade, e a falta de consciência espiritual, social e humana, que vêm ganhando força na determinação do modo de agir de muitos que vivem entre nós.
Além desses, há também mulheres e homens que trabalham, material ou espiritualmente, em contraposição a esse padrão de conduta. Que procuram harmonizar nossa realidade social e humana, amenizar o sofrimento daqueles que precisam de cura, da mente, do corpo, ou do espirito, e criar uma nova cultura de paz e solidariedade. Trabalham para que possamos experimentar dias melhores.
Essas pessoas souberam transformar sua dor e inconformismo ante as doenças dos indivíduos de nosso mundo moderno, em ação. Elas tiveram a capacidade de buscar, reunir, e direcionar forças para a prática de atos concretos em benefício do reequilíbrio da vida na Terra.
Identificaram seu dom, sua fórmula individual, sua maneira de colocar em prática o amor e a caridade e, seguindo o exemplo de nosso Pai Ogum, foram à luta!
O amor e a caridade podemos praticar de muitas formas diferentes. Com atos de respeito, cuidado e proteção do meio ambiente, por meio dos trabalhos de atendimento em casas espirituais, compartilhando informações e saberes com quem quer conhecimento, alimentando corpos ou almas de quem tem fome, alegrando pessoas por meio da arte, da palavra falada ou escrita, e muito mais.
Nossa dedicação ao propósito do amor e da caridade, como médiuns nas giras de nossa Casa, são muito importantes. Mas precisamos sempre ter atenção para duas questões:
A primeira é para que, ao vestir branco todas as semanas, não terminamos fazendo as coisas de modo automático. Sem intenção, sem colocar a funcionar de maneira plena o nosso coração e a nossa alma no trabalho que estamos desenvolvendo, para com nossos irmãos e irmãs da assistência, para conosco, e para com nossos Guias. O Pai Nosso existe para ser verdadeiramente rezado. Somente rezando com real intenção desejamos, de fato, que Nosso Pai Maior nos dê “hoje e sempre a vontade firme de sermos virtuosos e úteis aos nossos semelhantes.” O trabalho do médium envolve, beneficia, e afeta muita gente. Precisamos estar nele por inteiro. Da firmeza de fé, determinação e atenção, depende o equilíbrio de toda a corrente. E mesmo que às vezes nos esqueçamos, orações e giras podem contribuir para a harmonização das vibrações que incidem sobre a Terra e em outros planos astrais.
Em segundo lugar, é bom percebermos se nos chegam outras possibilidades para o exercício transformador do amor e da caridade. Plantar ou replantar uma árvore, atuar contra o desmatamento, em favor dos direitos das mulheres, dos negros, dos índios, dos idosos, das pessoas com deficiência, defender e difundir o bem realizado pelas religiões de matriz africana, como a nossa Umbanda Sagrada; tudo isso soma na luta em favor da promoção da cura de nossa comunidade e de nossa sociedade. Isoladamente, nenhuma dessas ações é capaz de transformar. Mas a soma e a persistência na prática da luz, do amor e da caridade, são sim, instrumentos fundamentais para mudar o mundo.
O dia de amanhã está sendo construído pelas ações que praticamos hoje. Por isso, quando sentir-se triste em razão do padrão negativo do modo de vida que muitos têm levado em nossos tempos, transforme sua dor em ação e ajude a mudar o mundo.
Por: Guta Assirati

Hoje 13 de Junho

Bom dia a todas e todos! Hoje é dia 13 de junho

Dia de Santo Antônio
E é hoje também o aniversário da Tenda Espírita São Jerônimo, fundada na mesma data do ano de 1963
Parabenizamos a Casa por seus mais de cinquenta anos de funcionamento! Saudamos a todos aqueles e aquelas, dirigentes, ogãs e médiuns, que contribuíram e para a construção, fundação, e manutenção dos trabalhos de amor, caridade e difusão dos fundamentos da Umbanda na Tenda.
Aos que hoje trabalham na Tenda, queridos e lindos irmãos e irmãs do corpo mediúnico e Ogãs, um forte Axé!
E um Salve mais que especial a nossa maravilhosa Babá. A ela só podemos dizer:

Querida Mãe Dalva,

Dizem que mãe é quem gera e também quem cria.
Justamente por isso você é nossa Mãe.
Nos braços de Oxum, embalada por suas águas de infinita beleza e mistérios,
Você nos gerou como suas filhas e filhos, nos gerou como irmãos dessa Casa que tanto amamos.
Você nos gerou, como mulheres e homens para caminhar o caminho espiritual; às vezes tão difícil, às vezes tão incompreendido, mas sempre tão repleto de bênçãos.
E você nos criou
Nos criou para aprender o exemplo de amor, e aprender a amar.
Nos ensinou e ensina todos os dias, a aceitar e respeitar o caminho sagrado
Traçado pelos nossos Orixás, pelos nossos Guias, pelos nossos ancestrais
Você nos ilumina e inspira todos os dias a trabalhar na espiritualidade, em busca das curas de que os homens e mulheres desse mundo precisam tanto
Essa Mãe maravilhosa, assim é você!
Por isso, de coração aberto e radiante, nós te agradecemos por nos ter gerado e criado em seu amor, como seus filhos e filhas. Nós te agradecemos pela dedicação e paciência em nos ensinar.

Nós agradecemos por todas as vezes que nos impediu de cair, e por todas as vezes em que nos ajudou a levantar, quando foi preciso aprendermos a cair. Nós te agradecemos pelos abraços, sorrisos, e pelas palavras duras que nos falou quando precisamos abrir os olhos para as nossas próprias falhas. Por tudo, nós te agradecemos. Pela sua dedicação, generosidade e firmeza! Por ser para nós, assim como Nossa Mãe Oxum, um exemplo de grandeza, beleza, amor, e força.  

domingo, 12 de junho de 2016

Em homenagem a Pai Xangô

MEU PAI SÃO JOÃO BATISTA É XANGÔ
SENHOR DO MEU DESTINO ATÉ O FIM
SE UM DIA ME FALTAR A FÉ NO MEU SENHOR
QUE ROLE ESSA PEDREIRA SOBRE MIM
SUBI A SERRA
ACOMPANHANDO PAI XANGÔ,
NO LUGAR ONDE ELE PASSA
CORRE ÁGUA E NASCE FLOR


KAÔ CABECILÊ!

Próximo Sábado - 18 de junho

Caríssimos irmãos e irmãs de fé,
Convidamos a todos e a todas para estar conosco em nossa Casa no próximo sábado, 18 de junho, quando iremos homenagear o nosso querido Pai Xangô! Orixá Senhor da Justiça! Caô! Após a gira, teremos a Confraternização Junina da Tenda Espírita São Jerônimo, e a presença de vocês será uma grande alegria! Tragam, por favor, um prato com seu quitute preferido ou um refrigerante. Vamos celebrar e agradecer toda a força que nossos Orixás nos concedem a cada dia. Axé a todos e todas e até lá!

CALENDÁRIO DOS PRÓXIMOS TRABALHOS E ATIVIDADES DA TENDA ESPÍRITA SÃO JERÔNIMO

CALENDÁRIO DOS PRÓXIMOS TRABALHOS E ATIVIDADES DA TENDA ESPÍRITA SÃO JERÔNIMO
JUNHO
18/06: Xangô – Gira de Caboclo e Confraternização Junina da Tenda (pedimos que tragam, se possível, um prato de salgado ou doce e/ou refrigerante)
25/06: Gira de Caboclo


JULHO 
02/07: Gira de Preto Velho
09/07: Gira de Caboclo

16/07 a 30/07: Recesso

AGOSTO 
05/08: Gira de Exu e Pombagira 
13/08 não haverá gira 
15/08: Descarrego – Flores de Obaluaê 
20/08: Gira de Preto Velho 
28/08: Gira de Caboclo

SETEMBRO 
03/09: Gira de Preto Velho 
10/09: Gira de Caboclo 
17/09: Gira de Preto Velho 
24/09: Festa de Erê (Cosme e Damião) – Sábado 17h00

OUTUBRO 
01/10: Gira de Caboclo 
08/10: não haverá gira 
12/10 Gira de Ere – Quarta-feira às 20h00 
22/10: Gira de Pretos Velho 
29/10: Gira de Caboclo

NOVEMBRO 
04/11: Gira de Exu e Pombagira 
12/11: Gira de Preto Velho 
19/11: Gira de Caboclo 
26/11: Gira de Preto Velho

DEZEMBRO
03/12: não haverá Gira 
10/12: Festa de Oxum e Iansã – Encerramento das atividades do ano de 2016

11/12 a 20/01/2017: Recesso

2017:
JANEIRO21/01/2017: Abertura Festa de Oxossi