quinta-feira, 16 de junho de 2016

Oxóssi, o Guardião das Matas
Por: Rubens Saraceni

Patrono da Linha dos Caboclos e Caboclas da Umbanda, é tido como o guardião divino dos mistérios vegetais, que vão das raízes às sementes.
Em seu culto tradicional no Candomblé, Oxóssi tem uma fundamentação, que difere em alguns pontos da que recebeu na Umbanda.

O sincretismo desenvolvido durante o período da escravidão, onde seus cultuadores não podiam pronunciar seu nome em Iorubá, senão seriam castigados, ocultaram-no por trás da imagem de São Sebastião.

Na Umbanda, em seu início, Oxóssi logo destacou-se porque os Caboclos que davam seus Pontos Cantados, aludiam a Ele como o Pai das Matas, o protetor dos fracos e oprimidos, o cortador de demandas, o propiciador de curas milagrosas com suas ervas sagradas, e o encaminhador de espíritos sofredores. Tantos são os auxílios prestados pelos Caboclos(as) que essa Linha de trabalhos espirituais destacou-se desde o início da Umbanda, já com o Caboclo das Sete Encruzilhadas, o Espírito fundador da Umbanda, realizando trabalhos miraculosos que impressionavam quem os assistia ou por eles era beneficiado.
Quem inicia algo encontra muitas dificuldades e tem que superá-las uma a uma se quiser ver florir sua iniciativa. E foi o que fez Pai Zélio de Morais e a imensa legião de Caboclos que acompanhavam o Caboclo das Sete Encruzilhadas, não desanimando nunca, mesmo vendo que o crescimento descontrolado da Umbanda, que fugiu ao controle deles, trouxe para dento dela os oportunistas, os exploradores, os charlatães, os embusteiros, os falsificadores da verdade, os desvirtuadores e os deturpadores daquilo que eles praticavam e pregavam como Umbanda.
Mas a tudo Oxóssi tem visto e no tempo certo tem mostrado a cada um deles os seus erros e a causa de suas quedas espirituais, quedas essas devido não seguirem o que os altivos Caboclos ensinam e praticam: a CARIDADE!
Okê Arô Oxóssi! Saravá todos os Caboclos e Caboclas da Umbanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário