terça-feira, 28 de junho de 2016

Defuma com as Ervas da Jurema




Benjoim é uma resina usada exclusivamente para defumação nos rituais da Umbanda. Tem característica purificadora, e proporciona um ambiente energético propício à religiosidade e ao aprendizado. Também é usado com pré-defumador, antes do assentamento de forças numa casa religiosa, facilitando a entrada do magnetismo específico. Os Orixás relacionados ao Benjoim são: Oxalá e Oyá-Logunan.

Alecrim é a erva da alegria e paz de espírito. Seu uso em banhos e defumações é costumeiro. O banho feito apenas com alecrim têm efeito equilibrador e tranquilizador. Nas composições com outras ervas, ele entra como uma poderosa erva de Oxalá, dando consistência e estabilidade ao preparo. Os Orixás relacionados são: Oxalá, Oxossósi, Oxum, Iemanjá, e Ogum.

Alfazema, também chamada de Lavanda, é usada como um poderoso equilibrador em sua forma tradicional de essência ou perfume (seiva) durante os rituais religiosos. Seus usos não se limitam a banhos, servindo também, fresca ou seca em óleos consagrados, a defumações, amacis, e ornamentos. Sua energia vibratória é tranquilizadora e harmonizadora, trazendo a paz necessária à resolução dos problemas cotidianos e aceitação e compreensão de perdas. É associada também ao desenvolvimento e preparação de médiuns. Os Orixás relacionados à Alfazema são: Oxum, Iemanjá, e Oxalá.

Esses três elementos são ervas chamadas mornas ou equilibradoras que ajudam nos equilibrar no dia a dia, sem prejudicar nossas energias essenciais. A realização de banhos com essas ervas não tem contra-indicações. Mas se você não tem certeza a respeito do preparo de um banho, deve esclarecer suas dúvidas com quem conhece o assunto. E lembre-se que as Entidades da Umbanda são profundas conhecedoras dos mistérios do Reino das Ervas.
Em: Rituais com Ervas. Banhos, Defumações e Benzimentos. Adriano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário